Eram 6.30 da manha quando o despertador tocou, neste caso, o telemóvel - era hora de acordar neste nosso segundo dia de aventuras por Yangshuo. Sozinho, fui percorrendo as margens do Rio Li numa jangada de bambu, à procura dos famosos pescadores de Yangshuo - e famosos porquê, perguntam vocês? É que os pescadores por aqui são muito espertinhos, limitam-se a ir para o rio nas suas jangadas e esperam que alguém faça o resto por eles... e quem é esse “alguém”? São corvos marinhos, que quando domesticados e treinados desde muito novos, fazem todo o trabalho do pescador. Os passarotes têm uma corda presa na garganta que não os deixa engolir na totalidade o peixe, acabando assim por depositá-lo no cesto do pescador. Foi espectacular ter assistido e fotografado esta arte tão antiga e famosa nesta região da China.
Hora de voltar ao hotel e de apanhar um autocarro rumo ao pequeno Shangri La Parque, onde é possivel ver in loco a forma como vivem algumas das minorias étnicas desta regiao da China. Após um revigorante almoço, sim, porque aqui ainda se come melhor que em Pequim com uma pequena grande diferença - aqui a comidinha é muito mais barata! -, hora de voltar à loucura da scooter. Aí tive eu de enfrentar novamente o trânsito louco de Yangshuo e desta vez passámos toda a tarde a 'scootar', por entre pequenas aldeias à beira-rio plantadas, sempre com as montanhas como pano de fundo. Saindo da periferia da cidade, nota-se que entramos numa China muito mais rural e rudimentar, bem diferente daquilo a que temos assistido nas cidades, onde as pessoas vivem essencialmente da agricultura. A cada paragem nestas pequenas aldeias somos sempre o centro das atenções, tipo CR9, percebem?! Mas nem por isso deixamos de ser bem recebidos e acolhidos, havendo sempre alguém disponível que mais não seja para oferecer um chá...mas eu "quélo" é cafe!!!!!! :)
Esta noite ficou reservada para fazer algumas compras e regatear ao máximo com os vendedores, sempre prontos a ganhar nem que seja só mais um yuan :)
Volto a referir, porque nunca é demais, que a paisagem aqui é simplesmente deslumbrante, foi mesmo uma pena os nossos restantes companheiros de viagem não terem podido vir.
Beijos e abraços,
Nuno
Frase do dia:
Anónimo 1: "A chuva vem lá de cima."
Anónimo 2: "Lá de cima de onde?"
Anónimo 1: "Das pedras!"
:)
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Olá Amigos do Oriente. Tem sido agradável acompanhar as vossas crónicas, cheias de surpresas e de diversão. Beijos a todos e por falarem em chuva, aqui fica um provérbio chinês: "Jamais se desespere com as sombrias aflições da vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda.".
ResponderEliminarEstá tudo bem convosco Amigos?
ResponderEliminarNão temos noticias vossas aqui no Blog já desde dia 4! Se puderem deesm por favor noticias.
Abraços e Beijocas Jesus.
Que tudo vos corra pelo melhor e estou a ler que estão mesmo deslumbrados e... acho eu que sem vontade de regressar pró trabalhinho, eheheh.
ResponderEliminarUm abraço amigo dos pais do Joel