segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Goooooooood afternoon, Portxugal!

Olá Portugal e arredores! :)

Em primeiro lugar, um enoooorme beijo a quem nos respondeu a dizer que o blogue está aí para as curvas! Sem mais demoras, até porque por aqui já é uma da manhã, aqui vai um resumo destas primeiras horas na cidade...

Dia 1 - A viagem, as compras, as primeiras ideias

Apesar de ter algumas pequenas histórias para vos contar, a viagem não podia ter corrido melhor. Levantamentos de voo e aterragens perfeitas à parte, começámos com as histórias do costume da alfândega, em Lisbon city, ah pois! A 15 minutos do voo estava o Joel a tentar convencer as senhoras da alfândega da necessidade premente de preencher uns formulários com o material todo que trouxemos connosco - fotográfico, PC, discos rígidos, iPod... mais parecíamos uma loja tecnológica ambulante! Algum esforço e corrida matinal depois, estávamos na primeira parte da nossa viagem!

Claro que há uns aventureiros e uns... malucos! O nosso Nuno Luís decidiu comemorar a viagem com uma grande caipirinha pré-pequeno-almoço e quando se falou na necessidade de esta que vos fala precisar de vez em quando do seu pacote de açúcar.... o menino pensou logo em ofertar-me uma sempre que necessário! Segundo o próprio, concentra-se ali a dose ideal de açúcar mascavado de que precisarei caso se dê a situação...

Mas adiante! Tendo nós chegado completamente desfasados da hora de Lisboa, não sabíamos se devíamos almoçar, lanchar, jantar... Optámos por uma espécie de almoço num restaurante fast food próximo ao hotel, que está bem localizado (ainda voltamos a este tema neste post...) e só os meninos se escaparam a uma refeição pasmacenta e sem sabor nenhum, que foi a das meninas, que optaram por noodles com vegetais, prato que nem estava no cardápio. Aliás, tem sido uma risota pedir o que queremos, seja em restaurantes ou no mercado. Em puro desespero o Joel decidiu hoje fazer de galinácio e abrir as suas asas (e carcarejo!) em pleno restaurante. Resultado: comemos os melhores dumplings de frango de sempre. Aqui fica um obrigada ao Joel, o destemido que não receia ser troçado pelo restaurante inteiro!!

Deste primeiro dia ficámos logo com duas ou três impressões diferentes: a expressão "viva a escarreta nacional" deve modificar-se JÁ para "viva a escarreta internacional". É que estes senhores chinas são prós em debitar no chão as suas gosmas mais insistentes. Não... não têm mesmo ideia desta moda nacional que aflige homens e mulheres. Crianças ainda não vimos... Segundo: as mulheres adoram-nos... sobretudo às mulheres do grupo! A Magali e os seus olhos do tamanho do mundo apaixonam as meninas e, bom, isso faz-nos pagar menos no Mercado da Seda, o nosso poiso preferido nestes dias. A Magali pede para baixar e... baixou! Pergunto: somos parecidas? Todos nos chamam irmãs!

Ao final do dia decidimos actualizar o blogue e deparámos com o problema que já sabem - os santos da China e blogger não se dão, alas! Antes disso, o problema da ligação à rede, que não é wireless. Telefonámos à recepção e disseram-nos que era necessário pagarmos 10 Yuan por dia, o que equivale a 1 Euro, para nos ligarmos. As meninas magali e Lurdes dirigiram-se à recepção, pagaram o respectivo preço pelos três dias que aqui estaremos, e lá começámos a surfar. Mas, felicidade das felicidades, alguns minutos depois tínhamos à porta uma senhora com um PC completo nos braços à porta do meu quarto. Lá explicámos que só nos faltava era que a net bombasse e assim sendo não teríamos nada a pagar. No regresso à recepção a tal senhora encontrava-se especada na recepção... ainda com o PC, qual menino Jesus, nos braços...

Dia 2 - As peripécias, as peripécias e... a Cidade Proibida!

Hoje (que para mim ainda parece domingo, oh well...) foi um dia que vai ficar sempre nas nossas memórias pelas mil peripécias! Resumindo:

1. Perdi o cartão do hotel, o que me irritou profundamente por ter sempre mil e um cuidados com estas tretas. Tive de pagar multa (30 Yuan/3 Euros) de multa! Argh!

2. A Magali decidiu "estrear" a minha casa de banho (espero que percebam esta mensagem nas entrelinhas...) e entupiu-me aquilo tudo. Novamente ligação para a recepção, do outro lado ecoaram as palavras "bathroom" e "no flush". Minutos depois uma jovem com um piaçá estava à porta do quarto. GIRL POWER!! Tirando isso, já houve asneira com todas as nossas casas de banho e pelo mesmo motivo. Estão a boicotar-nos os movimentos intestinais...

3. Mas o que marca este dia é mesmo a visita à Cidade Perdida (e a monumental dor de pés que isso me trouxe). Pensam que é grande?? Esqueçam. É só descomunal. Uma verdadeira cidade com muitos pormenores e recantos. Muita gente também, alguns simpáticos, vá lá. Tirámos um montão de fotos; os prós, claro, estão agora a fazer a respectiva gravação das imagens preciosas. Hoje, sim, senti a China. e cheguei a pensar que gostava de ficar por aqui mais uns tempos...

Como já está tudo mais para lá do que para cá, é melhor continuar amanhã o parlapiê. Fica prometida uma narração vívida do entusiasmo que se sente ao andar de táxi e de riquexó por aqui!

Beijos grandes e continuem por aí :)