sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A Grande Muralha da China - parte 2

Para comecar a contar o dia de hoje, tenho de recuar ao final do nosso primeiro dia de visita a Muralha. Depois de termos passado o dia em Huanghua e onde tivemos o nosso primeiros contacto com a Muralha, voltamos a cidade de Huairou, com a sensacao de que queriamos ter desfrutado mais da seccao da Muralha que horas antes tinhamos visto. Eis entao que apos ter estado a ler o que o Guia da Lonely Planet dizia sobre as varias seccoes da Muralha proponho a todos visitarmos uma outra seccao, localizada em Jiankou, que nos dizia que a muralha nessa zona esta rodeada de paisagem magnificas. O unico senao era convencer as babes que teriamos de fazer uma caminhada de 40 minutos sempre a subir ate a um ponto que nos permitisse ver essas tais paisagens. Foi simples "fechar" o negocio com as babes, sendo que em troca prometemos mais uma ida ao famoso ex-libris da cidade de Pequim - o Mercado da Seda!

Eis que hoje, pelas 6 da manha, tinhamos a nossa espera o motorista para este segundo dia de Muralha. Apos chegarmos a pequena vila, iniciamos a subida, sendo que comecamos logo a desconfiar daquilo que vinha escrito no Guia: os 40 minutos necessarios para chegar ao topo da montanha seriam dificeis de cumprir, para nao dizer impossiveis. Por entre arvores e rochas fomos sempre seguindo o leito de um rio que por esta altura do ano se encontra seco e a medida em que a dificuldade ia aumentando a nossa companheira de luta Sofia ia sentindo mais dificuldades em subir, mas nada que uns pontapes no seu traseiro nao resolvessem e com maior ou menor dificuldade la foi subindo. Ao fim de mais ou menos uma hora a subir encontramos um gato esfomeado, mas muito bem tratado, que desviou so para ele todas as atencoes das babes deixando-me a mim e ao Joel a contemplar a magnifica paisagem que nesta altura ja se deparava perante nos.

Voltamos ao caminho e sempre com o grau de dificuldade a aumentar e ja muito perto do topo a nossa Sofia resolveu parar e ficar por ali. Foi com tristeza que recebemos esta notica mas tivemos  de a entender, assim como ela tambem entendeu a nossa vontade de querer chegar ao topo. Os ultimos 20 minutos foram os mais complicados, e ja tinhamos em cima duas horas de caminhada mais que intensa. Para chegar ao nosso destino tivemos ainda de vencer fortes inclinacoes e escadas de madeira que ofereciam pouca confianca, chegamos finalmente ao topo e ao pisar a Muralha e ver a paisagem circundante disse para comigo: "Hoje, sim, hoje estou na Grande Muralha da China!" Durante tres a quatro minutos nao dissemos nada uns aos outros, para que cada um tirasse partido do momento a sua maneira. A paisagem, sim, a paisagem, e realmente muito bonita, de cortar a respiracao; uma enorme cordilheira montanhosa que envolve a Muralha e como pano de fundo um verdejante vale ainda com resquicios de neve. Apos estes minutos inciais de silencio comecamos os quatro aos gritos e a abracarmo-nos uns aos outros: afinal tinhamos conseguido! Depois de ver o que vi hoje tenho a certeza de que a Grande Muralha da China e provavelmente o projecto mais megalomano feito pelo homem!

Esta seccao da Muralha, ainda que meio destrocada, permite que se caminhe sobre a mesma e que foi o que eu e o Joel fizemos. Que sensacao! Apos mais ou menos vinte minutos a fotografar, decidimos regressar. O caminho foi feito aos trambolhoes ate voltarmos a encontrar a nossa Sofia, que durante o tempo de espera ainda teve a visita de um esquilo :)

Estava terminada a nossa segunda aventura com a Grande Muralha da China e no caminho de regresso pensavamos que todo o turbilhao de sensacoes e emocoes vividas no topo ja eram apenas meras recordacoes.

Ate voltarmos a Pequim o tempo passo a correr: chegar a Huairou, fazer o check out do hotel, chegar ao hotel em Pequim e ir jantar. Desta vez resolvemos comer num restaurante italiano perto desse grande monumento que e o Mercado da Seda, esse, sim, uma das Sete Maravilhas do Mundo para as babes :) Apos o jantar, ainda fomos procurar umas massagens - nao, nao sao massagens dessas -, porque apos a caminhada estavamos completamente partidos e acreditem que foi bastante revigorante. E pronto, assim termina o dia em que nos despedimos da Grande Muralha, ainda que para todos tenha sido uma despedida em grande.

Esta madrugada iremos levantar-nos as 6 da manha rumo a pitoresca vila de Chuandixia e assim que nos for possivel contaremos detalhes!

Beijos e abracos,

Nuno

P.S. Obrigada a todos os que tem seguido as nossas aventuras neste blogue!

P.S. 2 Frase do dia de Nuno para Sofia; enquanto subiamos a Muralha: "Tu para gaja ate es inteligente!"

P.S. 3 O post nao tem acentos porque os senhores chineses paparam-nos :)