sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Sexto dia - o resumo definitivo!

Tudo comecou quando decidimos visitar a Muralha da China desde um dos spots menos turisticos da zona - como ja tivemos oportunidade de vos contar! O que nao vos contamos ainda foi de todas as aventuras que esse dia nos trouxe!

Em primeiro lugar era necessario deixar o nosso querido e adorado hotel em Pequim, este aonde estamos novamente e de onde vos escrevo, e partir naquela estrada rumo a estacao de autocarros que nos levaria a Huanghua e para o hotal Super 8, o tal de tres euros por noite que prometia... A primeira meta era apanhar um taxi logo pela manha, mas ate essa parecia uma ardua tarefa quando vimos as dezenas de pessoas que estavam a nossa frente na fila dos taxis "oficiais" - ou seja, aqueles que realmente usam o taximetro e que sao, por isso, bastante mais baratos do que os outros que temos de regatear taco a taco ate ao ultimo yuan! Ora, estavamos nos nessa fila interminaval quando fomos resgatados por um chinoca simpatico que nos ofereceu um bom preco pela viagem curta e aceitou o facto de sermos cinco e queremos seguir no mesmo carro. La o seguimos e tal foi o nosso espanto quando vimos que afinal o taxi era uma carrinha e decidimos fazer nova proposta: que tal seguir connosco ate Huanghua? Pelo preco certo (em yuans) aceitou seguir connosco e ir-nos buscar dois dias depois (ou seja, hoje) ao mesmo hotel. A comunicacao, como sempre, foi espectacular, com muitos sorrisos e gestos simples por todo o caminho. Ainda lhe oferecemos umas bolachas, mas nao aceitou - alias, nunca ninguem aceitou muito bem nada que oferecessemos, exceptuando o caso que ainda vos vamos contar.

Como se costuma dizer, O la de cima escreve direito por linhas tortas e a verdade e que o taxista cinco estrelas foi uma peca muito importante na confusao que se gerou quando chegamos ao hotel! Munidos de numero de reserva impressos em Portugal, adivinhem o nosso enorme espanto quando percebemos que as reservas nao eram validas, e muito menos valido era o preco que pensamos ir pagar por aquela estada de tres dias! Os tres euros acabaram por ser quase vinte por noite e a "espelunca" que poderia ter sido era, de facto, um sitio bastante acolhedor e limpo. Mas primeiro que conseguissemos explicar-nos as meninas da recepcao... Nem os babes com as suas falinhas mansas conseguiam transmitir a nossa indignacao apaixonada! Claro que houve uma altura em que as babes desistiram e deixaram os babes sozinhos com o senhor taxista, que embora falasse pouco parecia torcer por nos e ate pedir para baixar o preco (ou isso, ou estava so a mandar-nos dar uma curva, nao percebemos ao certo...). A alegria chegou quando vimos os nossos quartos e pudemos descansar um pouco numa cama confortavel! :)

Proxima paragem: um ponto para almocar! A cidade estava quase deserta e era bem diferente do bulicio de Pequim e nao sabiamos bem para onde nos virar. Tentamos recorrer ao sitio que sempre nos salva e salvara: McDonald's, momentos mais saborosos! Mas chegar ate la estava a ser mais complicado que encontrar um chines que fale minimamente ingles e quando passamos por um restaurante com gente la dentro e bom aspecto entramos logo. Acontece que as pessoas que estavam sentadas eram todas empregados de mesa e gerou-se ali logo uma festa a nossa volta, com gente a dar bitaites acerca do que deveriamos comer, risota e, claro, registo da mesma em video by Sofs :) Resultado: as babes mais uma vez ficaram a perder com um almoco muito bom, mas hiperpicante que prometia deixar-nos o estomago em chamas por um periodo de tempo nao inferior a umas boas horas!

E porque o dia seguinte prometia ser exaustivo, aproveitamos para conhecer a cidade e ir dar uma voltinha ao centro comercial do sitio, uma especie de El Corte Ingles cujos precos nao ficavam nada atras. Com um supermercado mesmo ali a mao, decidimos fazer uma mini party num dos quartos. Os babes deixaram o assunto entregue as babes, que resolveram a questao comprando o que de mais alimenticio havia na loja: chocolates, bolachas, bolachinhas e cajus. Ah, e gomas intragaveis. Podia ter sido pior... A party foi longa com esta que vos fala, Magali e Nuno, mas a Lurdes e o Joel acharam por bem adormecer logo ali depois da suprema refeicao. Anti-sociais!

E este foi o nosso sexto dia em terras chinocas :)

Ate ja!

P.S. O post vai sem acentos porque os chinocas nao os usam ;)